segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Aumente seu vocabulário com Flash Cards Caseiros I

Para todos os estudantes e principalmente aqueles que estudam sozinhos, algo é essencial (o vocabulário). Fui fortemente influenciado pelo Frank Florida (formulafluente.com) e outros links interessantes que mencionei neste post. A partir daí começo a pensar que “para falar inglês, tenho que saber palavras em inglês”. Hoje apresento para vocês um método para aquisição de vocabulário que modifiquei, com a união de outros dois métodos, e que funciona perfeitamente.

Quem já ouviu falar sobre os Flash Cards? Tive o contato pela primeira vez na EnglishTown. São simplesmente cartões com a palavra em inglês de um lado, e do outro sua tradução em português. Neste modo online com apenas um clique, você altera os lados e assim consegue assimilar a palavra. Achei a ideia super interessante, mas sentia a falta de revisar. É muito fácil esquecer a tradução de algo e foi aí que conheci o método do Frank Florida. Recomendo se inscrever no site dele para se aprofundar no método, pois aqui só tratarei das palavras em diante.

“Flash Cards Caseiros”

Foi esse o nome que eu intitulei o método. Você vai precisar apenas de cartolina e uma caneta. O método é tão simples que parece ser brincadeira, mas não é!

1 – Recorte um pedaço de cartolina mais ou menos (6cmx3cm). Não fique preocupado com réguas e coisas do tipo, pois aí vai demandar mais tempo.
2 – De um lado escreva a palavra em inglês, e do outro obviamente, escreva sua tradução em português.

O resultado final se parecerá com este:

demonstração de um Flash Card Caseiro (frente e verso)

Tente escrever em cartolinas com cores diferentes, pois isso te dá a ideia de multiplicidade. Na hora de escolher a cor, prefira as mais claras e legíveis como (branca, rosa, amarela) e evite cores como verde, azul.

Aos poucos você vai multiplicando os seus cartões, e sua mesa se parecerá com esta:

mesa com diversos Flash Cards Caseiros



Aqui é onde eu vejo a vantagem dos Flash Cards Caseiros. Você tem a noção de quantas palavras já aprendeu e a motivação de sempre adicionar mais palavras. Você pode notar o seu progresso de longe, bastando ver a quantidade do monte. Não adianta também escrever palavras só para ficar com uma montanha imensa de palavras, o que vale é a sua assimilação.

Vale lembrar que este método não é uma criação em si, mas sim somente uma adaptação mais interativa.

No próximo post darei dicas de como estruturar melhor suas palavras, de onde tirar suas palavras, como fixá-las de um modo menos custoso, e outros meios de estudo utilizando estes mesmos cartões.


Fazendo isto, o seu vocabulário aumentará incrivelmente. Espero que tenha gostado deste post, e se tiver dúvidas ou críticas, deixe nos comentários.

Carry on and never give up!

4 comentários:

  1. Gostei muito da idéia. Vou ver se implemento isso no meu aprendizado. Obrigado.
    Carl_os

    ResponderExcluir
  2. Logo mais postarei a continuação, mas se quiser já pode implementar nos seus estudos. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu artigo. Os flash cards são excelentes para a memorização de palavras.

    ResponderExcluir